O ano de 2020 tem sido marcado por intensas mudanças na vida de todos nós. A pandemia alterou drasticamente a realidade da maioria das pessoas e, devido ao fechamento de estabelecimentos durante a quarentena e a maior adesão das empresas ao trabalho remoto, muita gente teve que aprender a se virar na cozinha.
Cozinhar pode ser um processo muito prazeroso e trazer vários benefícios, como economia e maior qualidade na alimentação. Mas, no dia a dia, as vezes fica difícil manter todas as atividades do trabalho e, ainda, parar para preparar almoço, jantar e lanches.
Uma alimentação desequilibrada afeta diretamente a sua saúde. Pensando nisso criamos uma lista de dicas para você otimizar o tempo na cozinha, sem deixar de se alimentar bem!
1. Planeje o cardápio.
Pense no que vai cozinhar durante um período maior do que um dia. Assim, você pode programar as compras pra ter os ingredientes em casa e não precisa parar para pensar, todos os dias, no que cozinhar. Só com esse planejamento você economiza muito tempo!
Além disso, você deve manter o equilíbrio das refeições, alternando alimentos e sempre pensando na quantidade e variedade dos ingredientes de cada prato. Cada pessoa tem uma necessidade diferente de nutrientes, mas lembre-se de incluir frutas, legumes, proteínas, carboidratos e gorduras boas de forma equilibrada no seu cardápio
2. Congele alimentos.
Ao congelar porções pequenas de ingredientes, além de acelerar o processo de preparo, evita o desperdício, já que o processo aumenta a durabilidade dos alimentos. A dica vale tanto para ingredientes que ainda serão preparados como para refeições já cozidas e prontas para o consumo.
Porcione os alimentos em quantidades diárias. No caso de temperos, legumes e verduras, não esqueça de higienizar corretamente. Alguns alimentos como frango desfiado, molho de tomate e feijão, podem ser congelados já prontos para tornar ainda mais prático o preparo das refeições.
3. Separe um dia para cozinhar.
Em um dia, normalmente, paramos para comer ao menos três vezes. Imagine pausar suas atividades para preparar receitas de café da manhã, almoço e jantar todos os dias. Já pensou quanto tempo isso leva? Somando essas horas com as utilizadas para trabalhar, realizar outras tarefas domésticas e atividades rotineiras, quanto tempo sobra para seu lazer?
A resposta mais comum é nenhum! Ao separar algumas horas de um dia para realizar o preparo do cardápio da semana, você gasta muito menos tempo do que preparar todos os dias porções menores. Cozinhe feijão, leguminosas, molhos e carnes em quantidades suficientes para utilizar durante a semana, congelando o que não consumirá rapidamente.
Para saladas, frutas e alimentos que não podem ser congelados, higienize, seque, corte e deixe na geladeira para consumo mais rápido. Por mais que sejam preparos relativamente fáceis e rápidos, fazê-los várias vezes na semana consome minutos preciosos do seu dia!
Além de economizar tempo, isso evita que você pule refeições ou faça escolhas menos saudáveis quando não estiver com vontade de cozinhar ou por falta de tempo para o preparo.
4. Prepare a cozinha e os ingredientes.
Depois de escolher o dia de cozinhar para a semana toda, facilite as coisas! Confira se todos os ingredientes necessários para executar o cardápio estão disponíveis em quantidade suficiente, deixe os grãos de molho um dia antes (isso reduz muito o tempo de cozimento) e verifique se os utensílios que serão utilizados estão afiados (no caso das facas) e limpos.
5. Conte com a Mané Alimentos.
Para lanches deliciosos, tenha salgados da Mané Alimentos no congelador. Nossos produtos são perfeitos para lanches rápidos e, por serem congelados, podem ser consumidos quentinhos no momento em que você desejar! Temos salgados para todos os gostos: além dos mais tradicionais, temos opções para assar, com farinha integral e com recheios vegetarianos.
Veja todas as opções no nosso cardápio e faça seu pedido!