5 dicas para uma alimentação equilibrada

Quem procura por hábitos mais saudáveis de vida, logo associa a dietas e exercícios físicos intensos. No entanto, você sabia que, para conquistar mais qualidade, a alimentação equilibrada é uma grande aliada nesse sentido?

Isso porque, quando passamos a ter uma relação melhor com os alimentos, nossa visão quanto ao ato de comer muda completamente. Você deixa de pensar na comida como uma satisfação ou um ponto de fuga, e começa a entendê-lo como algo que merece maior cuidado.

Até mesmo a questão de ser gentil consigo mesmo ganha destaque. Afinal, você se dá conta do que precisa ou do que é descartável e dispensável quando se trata de uma alimentação mais equilibrada e, principalmente, nutritiva.

Pensando nisso, listamos a seguir algumas dicas interessantes para que possa começar a colocar em prática no seu dia a dia. Dessa maneira, além da alimentação equilibrada, você também ganhará qualidade de vida. Acompanhe o que preparamos!

1. Coma de tudo, mas sem excessos

Sabe aquela história de que tudo em excesso é ruim? Pois isso se aplica perfeitamente bem à nossa alimentação, em especial no que diz respeito a consumir alimentos que não cumprem com sua função de nutrir o corpo.

Nesse sentido, sempre que pensar em comer aquele doce delicioso ou uma fritura no fim de semana, lembre-se de que você pode.

No entanto, é preciso equilibrar com outros itens mais saudáveis. Por exemplo, pode-se intercalar com frutas, verduras, oleaginosas ou qualquer outro alimento rico em nutrientes.

Isso também está relacionado ao fato de como enxergamos a comida e qual sentido damos ao ato de nos alimentarmos. Assim, faça as pazes com os alimentos e peque pelo excesso, balanceando suas escolhas.

2. Opte por alimentos caseiros sempre que possível

O maior vilão dos processados está ligado aos ingredientes utilizados no preparo. Se você pegar um pacote de salgadinhos, encontrará uma porção de itens duvidosos no rótulo. Isso para além da farinha de milho e do queijo ou presunto que dão sabor ao produto.

Dessa maneira, procure começar com trocas simples. Um chips de aipim ou aquele de batata doce pode ser uma ótima pedida no lugar dos salgadinhos que encontramos nos supermercados, sabia?

E se for possível e viável, troque os cardápios não balanceados por pratos mais caseiros, que tenham procedência e levem na fabricação ingredientes de qualidade. Nossos salgados, por exemplo, são preparados com tanto carinho que destacamos exatamente o que é utilizado em cada item.

3. Evite comer alimentos ultraprocessados

Se os alimentos processados já são ruins, imagine os ultraprocessados, não é mesmo? Neste grupo, encontramos os salgadinhos sobre os quais mencionamos anteriormente, uma vez que são formulados e apresentados de modo desbalanceado no sentido nutricional da coisa.

Outros alimentos que entram para esse segmento são as bolachas recheadas, o famoso miojo e mais um punhado de opção.

Trocá-los por itens mais nutritivos pode ser difícil em um primeiro momento, principalmente para quem já se acostumou com esse tipo de alimento, mas seu organismo se sentirá tão bem…

4. Reserve um tempo para se alimentar

A gente entende que praticidade e correria são duas coisas que combinam muito bem, mas já parou para pensar que você pode utilizar os alimentos práticos a seu favor para ressignificar o ato de se alimentar?

Pode parecer bobo para algumas pessoas, mas reservar um tempo para comer é essencial no processo de aprender a se relacionar com os alimentos. Quando você separar alguns instantes do dia e se alimenta com cautela, tranquilidade e degustando a comida, terá outra visão do ato.

5. Alie alimentação equilibrada e exercícios físicos

Por fim, aliar alimentação a práticas saudáveis é essencial para ter mais qualidade de vida. Neste ponto, entramos em dois cenários já mencionados anteriormente: evitar o excesso e ressignificar a alimentação.

A partir do momento que você entende o poder do seu corpo e a importância de uma alimentação equilibrada, muitos problemas passam longe. Não apenas porque seu organismo sustentará as mudanças, mas, também, porque sua saúde irá melhorar consideravelmente.

Inclusive, sabemos que comer uma coxinha é mais prazeroso que fazer uma atividade física, porém, tudo na vida é uma questão de equilíbrio. Desse modo, tente encontrar o meio da balança e se jogue em práticas que realmente agreguem valor — e nutrição — ao seu dia a dia.

Com os salgados da Mané, ter uma alimentação equilibrada fica mais fácil

Ter uma alimentação equilibrada requer mais cuidado e empenho. Não se trata de controlar o que comemos ou fazer dietas malucas encontradas na internet, mas de passar a enxergar os alimentos de outra forma.

Nós, da Mané, temos consciência de que somos uma indústria de alimentos, mas nossos produtos têm um diferencial. Eles são preparados com carinho, a partir de ingredientes selecionados especialmente para levar aos clientes o melhor dos salgados comercializados.

Inclusive, nossos assados são uma pedida e tanto para você que tem uma rotina corrida e precisa cuidar da alimentação. No catálogo, há calzones, pasteis, folhados e saltenhas de diversos sabores, inclusive integrais. Vale conferir nosso site e seguir as dicas!

plugins premium WordPress
Posso ajudar?