Salgado é bom e todo mundo gosta, não é mesmo? No entanto, quando se trata de curiosidades, amamos mais ainda!
É raro encontrarmos quem não se delicie com uma coxinha ou não aprecie um calzone para substituir aquele famoso lanche da tarde. Aliás, quando se tem os dois salgados como opção, fica até difícil fazer uma escolha.
Também temos o quibe, que geralmente encontramos frito, traz aquela casquinha crocante por fora e um toque de hortelã no recheio. Porém, por anos, a iguaria fez muito sucesso cru, quando os árabes criaram a receita e a implementaram nos restaurantes.
E não podemos deixar de falar das saltenhas. Apesar de não serem tão populares quanto outros salgados, vêm conquistando o paladar das pessoas e ganhando espaço em padarias, lanchonetes e outros estabelecimentos.
Contudo, apesar de serem alimentos tão diferentes entre si, possuem duas características em comum: são práticos e deliciosos. Até quem tem alguma restrição alimentar já consegue encontrar opções de salgados veganos, vegetarianos, sem lactose, sem glúten, integrais, entre outras possibilidades.
Pensando nisso — e no fato de que você deve amar os salgados tanto quanto a gente —, separamos algumas curiosidades sobre as iguarias que fazem parte desse grupo de alimentos. Acompanhe nosso conteúdo!
5 curiosidades interessantes sobre os salgados
Sabemos que qualquer salgado é rei nas festividades. Basta ter coxinhas na mesa da festa que todo mundo se rende a comer pelo menos uma.
No entanto, você conhece alguns fatos curiosos sobre esses alimentos que chegaram de repente em terras brasileiras e conquistaram o povo?
A seguir, separamos cinco curiosidades — as quais talvez você até já conheça, mas não se lembra — sobre os salgados. Como são histórias interessantes e que valem o conhecimento, confira o que preparamos!
1. O calzone é o irmão mais novo da pizza
Você sabia que a pizza é um dos pratos mais consumidos ao redor do mundo? Essa popularidade se dá pela praticidade e combinação de sabores, que envolvem ingredientes salgados e doces, agradando a diferentes paladares e fazendo a felicidade de seus consumidores.
Porém, com ela, veio o calzone. Acredita-se, inclusive, que foram os fenícios quem criaram o alimento, quando o povo foi para a guerra. Como o “recheio” caia por conta da massa aberta, os soldados passaram a dobrá-la e, mais tarde, a fechá-la definitivamente, batizando o calzone.
2. Quem come salgados também se exercita
É algo estranho de se dizer, mas, quando você come uma coxinha, por exemplo, utiliza mais de 20 músculos faciais para dar uma mordida na iguaria, o que transforma a refeição em um ótimo exercício para a musculatura do rosto.
Qualquer alimento mais consistente pode se valer dessa regra, principalmente quando alguém reclamar sobre nossos hábitos alimentares, não é mesmo? Só não se esqueça de que tudo na vida é equilíbrio, incluindo a alimentação.
3. O risoles é chinês
Confundido como uma iguaria portuguesa, o primo do pastel, mesmo que tenha um formato que recorde alguns pratos portugueses e toques da cultura europeia, remota à cultura chinesa.
Acredita-se que, durante uma viagem ao Oriente, os portugueses tenham “roubado” a receita do risoles. Na volta para casa, como o caminho era longo e nem todos os ingredientes estavam disponíveis, o povo português trocou a massa de arroz pela com ovos.
Foi assim que a iguaria veio para o Brasil. Aqui, um monge português deu ao prato seu formato em meia lua. Mais tarde, foram criados outros recheios, pois, de início, era um alimento muito doce.
4. É preciso duas etapas para preparar a massa folhada
Quem conhece um pouco de culinária sabe que a massa folhada não é para qualquer um. Apesar de agradar quase todo mundo com sua leveza e as combinações de sabores que tornam a iguaria ainda mais apetitosa, o processo de fabricação é demorado e trabalhoso.
Para que a massa folhada fique, de fato, folhada, ela precisa passar por duas etapas: mistura da massa e complementação de gordura. Na segunda etapa, com a ajuda de um rolo, a massa pronta é aberta, e é adicionada alguma gordura. Daí, dobra-se em camadas até obter o ponto certo.
5. Salgados congelados preservam o sabor
Ainda que muitas pessoas tenham certo desgosto quanto se trata de alimentos congelados, precisamos desmistificar uma informação: o sabor é preservado e o alimento se mantém em ótimas condições para consumo quando congelado, sim!
Assim, entre as curiosidades, temos que os salgados duram mais tempo e mantêm a qualidade mesmo no congelador. Quando tiramos para assar ou fritar, conseguimos perceber que nada mudou. Inclusive, são opções até mais saudáveis do que os salgados “dormidos” que encontramos por aí.
Compre os salgados da Mané e descubra outras curiosidades
Agora que você já conheceu algumas curiosidades sobre os salgados e sabe que os congelados também são tão ou mais deliciosos que os comprados por aí, aproveite para dar uma conferida no catálogo de produtos da Mané!
Nossos salgados são congelados, garantindo mais praticidade para o seu dia a dia e da sua família. Além de diversas opções de sabor, você pode recebê-los no conforto do seu lar, com todo cuidado e carinho. Por isso, procure a Mané Alimentos no iFood e peça já aquela coxinha amada!