Alimentos saudáveis: a tendência que virou realidade

A crescente preocupação com a saúde fez com que mais pessoas optassem por alternativas mais saudáveis para suas refeições e lanches. A busca por produtos com ingredientes mais naturais e selecionados e menos processados é uma realidade que demanda atenção e adaptação do mercado.

Já não é mais tendência, é realidade: o mercado de alimentação nos últimos anos precisou se adaptar pela crescente demanda do público: alimentos menos processados, mais naturais e saudáveis. Esse é um movimento muito positivo, mas exige a ampliação ou alteração de opções nos cardápios e nas gôndolas dos estabelecimentos que comercializam alimentos.

Hábitos de alimentação em 2020

Com a pandemia, os hábitos de alimentação sofreram mudanças, tanto pelas alterações da rotina, como pela maior preocupação e cuidado com a saúde e a imunidade. O preparo de alimentos saudáveis e saborosos ainda é um desafio para muitas pessoas que não tinham costume, pelo menos até a quarentena, de cozinhar e fazer todas as refeições em casa.

Assim, alimentos prontos ou pré-prontos, saudáveis e saborosos apresentam-se como uma opção viável e atraente para os momentos em que as pessoas desejam alimentos mais práticos, sem deixar a saúde e a qualidade de lado. 

Pequenas mudanças que fazem a diferença

Pode ser que o seu negócio não tenha foco total na alimentação saudável, mas, se você comercializa lanches ou refeições, seja para consumo no estabelecimento ou para delivery e preparo em casa, investir em itens mais saudáveis é essencial. Ao oferecer essas opções, você inclui uma parcela de clientes que, muitas vezes, têm dificuldade para encontrar alimentos que cumpram, minimamente, as restrições de uma dieta mais balanceada. 

Algumas opções são simples de produzir ou encontrar no mercado. Veja algumas:

  1. Alimentos Integrais

A farinha branca é frequentemente evitada por quem segue dietas restritivas ou por aqueles que desejam consumir alimentos com mais nutrientes e fibras. Nesse quesito, a farinha integral é uma ótima opção. Isso se aplica a pães, bolos, salgados e vários alimentos que comumente são feitos com farinha de trigo branca mas que podem, facilmente, serem produzidos com a opção integral. 

  1. Alimentos assados

Uma alternativa aos alimentos que são comumente fritos é a opção assada, que não leva gordura no preparo, tem menos calorias e, ainda, preserva melhor os nutrientes dos recheios. Pastéis, empanadas, kibes e vários lanches assados atendem muito bem quem ama a textura sequinha dos salgados, mas prefere opções mais saudáveis. 

  1. Opções Vegetarianas

A redução do consumo de ingredientes de origem animal também é uma tendência que vem se confirmando com o tempo, seja por questões de saúde, sustentabilidade ou até mesmo por alergias e intolerâncias. Com isso, oferecer opções de recheios e produtos produzidos a partir de ingredientes de origem exclusivamente vegetal é uma maneira fácil de agregar os clientes que optaram ou precisaram aderir a essas restrições.

Maior conscientização sobre a importância da alimentação equilibrada

Um estudo publicado pela Nielsen apontou, em 2015, que essa preocupação com a qualidade dos alimentos é um aspecto muito importante para a Geração Z, acompanhados por gerações anteriores, desde os Baby Boomers. Alimentos funcionais que, além do sabor, tenham benefícios e contribuam para a conquista de uma boa saúde, ocupam a preferência de cada vez mais pessoas. Incluem-se aí alimentos com alto teor de fibras, vitaminas, proteínas e os alimentos integrais.

Um mercado de oportunidades

Os hábitos de alimentação mais saudáveis apresentam uma grande oportunidade de negócio para o mercado. Se você tem um negócio que ainda não possui opções para aproveitar esse nicho, conte com a Mané Alimentos para oferecer produtos com qualidade, praticidade e segurança. Temos opções pré-prontas para todos os gostos, incluindo alimentos assados, integrais e com recheios variados com produtos selecionados.Conheça nossa linha de produtos e entre em contato para saber como podemos ajudar.

plugins premium WordPress
Posso ajudar?