Massa folhada: você conhece a origem dessa iguaria?

A clássica massa folhada nunca falha, não é? Pode ser salgado, adocicado, talvez mais apimentado… Não faz diferença o jeito de preparar, o importante mesmo é que a massa folhada esteja presente no cafézinho da tarde ou até naquele encontro com as pessoas que a gente gosta.

Por trazer leveza e harmonizar com diferentes tipos de bebidas — e aqui podemos incluir a cerveja também! —, os folhados vem conquistando cada vez mais o paladar do povo brasileiro e ganhando espaço na gastronomia.

No entanto, você sabe qual é a origem da massa folhada? Podemos dizer que a receita foi planejada ou criada por algum grande chef? Ou, então, será que foi um descuido de um amante da cozinha que resolveu experimentar novas combinações?

Para entender um pouco mais a respeito do assunto e conhecer a história dessa iguaria que se tornou tão popular no Brasil, preparamos este artigo para você! Por isso, antes de pedir um folhado, acompanhe o conteúdo!

Origem da massa folhada

A verdade é que a origem da massa folhada é incerta. Algumas pessoas acreditam que ela tenha sido inventada ainda na Antiguidade, por gregos ou egípcios. Contudo, também há os que defendem a teoria de que ela teria surgido na França, no século XVIII, pelo confeiteiro Feuillet.

O problema é que essa teoria já foi desbancada há tempos, quando se encontrou uma carta de XIV, escrita por um bispo. Nela, o homem menciona uma receita francesa à base de massa folhada, dando a entender que a região já tinha conhecimento da iguaria antes do que se imaginava.

Ainda há um livro de gastronomia que traz sobre o século XIII. De acordo com o autor da obra, os pasteleiros já conheciam o folhado na época.

Contudo, há uma história interessante em meio a toda essa confusão: talvez o pintor Claude Gellée possa ter sido responsável pela disseminação da receita, ainda que de forma pouco provável, já que data o XVII.

Massa folhada pelas mãos de Claude Gellée

Na hipótese, Gellée teria passado manteiga em uma massa de pão e levado ao forno para conseguir algo amanteigado. O resultado foi uma massa de diversas camadas, que agradou o pai do pintor. Este resolveu aprimorar a receita, que rapidamente se espalhou para outras partes do mundo.

A popularização se deu por um amigo próximo do pintor, Ângelo Mosca, que levou a receita à cidade de Nancy, na França. O fato é que, como apenas Gellée e seu pai sabiam preparar a iguaria, Mosca entendeu que era hora de tomar alguma providência para não deixar a tradição morrer.

Com isso em mente, o rapaz, escondido, observou Claude Gellée enquanto este preparava a receita da massa folhada. Tendo sucesso em sua empreitada, acredita-se que Ângelo tenha sequestrado e mantido o pintor em cativeiro.

Gellée conseguiu fugir tempos depois e se escondeu na casa de um artista. A ideia era tramar uma vingança contra Mosca, mas se descobriu que o homem havia morrido em um incêndio pouco antes disso.

Só que a história não para por aí, não! A massa folhada, como a conhecemos, pode ter sido obra do chef Marie-Antoine Carême, que viu potencial na receita de Gellée e deu continuidade à tradição da família do pintor.

Sabores e combinações

Apesar da origem duvidosa, porém curiosa e instigante, os folhados conquistaram o mundo e, consequentemente, ganharam espaço nas padarias do Brasil. Atualmente, podemos encontrar a iguaria em qualquer esquina, com diferentes sabores e combinações de dar água na boca.

Tradicionalmente, a massa folhada é feita com farinha de trigo, água gelada, sal e, às vezes, açúcar e ovos. Para formar as “folhas”, a massa básica é dobrada e intercalada com gordura (manteiga). Disso, temos uma laminação, que totaliza mais de 700 dobras.

Uma das receitas mais famosas com a iguaria é o bife Wellington, que nada mais é do que um pedaço de filé mignon envolto em uma massa folhada. O preparo não é fácil, nem tão complexo assim, mas requer atenção.

Temos, também, as tortas folhadas, que levam um recheio no meio e creme de acordo com a preferência de quem estiver preparando a receita. Em muitos casos, essas tortas servem como um crocante para dar aquele toque diferenciado no prato e agradar paladares mais sofisticados.

Prove os folhados da Mané Alimentos

Mesmo sendo muito comum em pratos mais finos, a massa folhada também agrada aqueles que adoram um salgado ou doce diferenciado. Aqui na Mané, por exemplo, temos nossos folhados em quatro sabores: frango com requeijão, queijo com presunto, chocolate e premium.

O melhor é que usamos ingredientes de qualidade e nossos produtos são congelados. Portanto, você pode comprar a qualquer momento, levar para casa, guardar no congelador e aquecer quando quiser.

Por isso, dê uma olhadinha em nosso site, conheça os produtos que vendemos, preste atenção aos sabores especiais e escolha mais praticidade para o seu dia a dia. Ah, e se quer saber, nossos folhados são incríveis!

plugins premium WordPress
Posso ajudar?